Inovação em Governo: A Fila Começa a Andar


Em 1999, Peter Drucker afirmou que o grande desafio da gestão no século XXI seria aumentar a produtividade do trabalhador do conhecimento na mesma proporção que ela propiciou ao trabalhador da indústria.  Ressalvou, no entanto, que, dadas as características bem distintas de cada uma das economias, os métodos a serem adotados pelas organizações serão obrigatoriamente diferentes.

Passados 15 anos dessa menção, diversos pensadores, de diferentes escolas de pensamento, em distintos locais do planeta, ainda estão concebendo, testando e aprimorando os, tais métodos vislumbrados por Drucker. Em momentos como este, a inércia do passado ainda se impõe sobre a dinâmica do futuro.

Com o passar do tempo, essa inércia irá diminuir e as organizações privadas e os governos terão obrigatoriamente que redesenhar seus processos de trabalho à luz dessa nova sociedade centrada no conhecimento. As organizações privadas que não o fizerem serão engolidas pela concorrência criativa e os governos perderão poder de articulação e coordenação.

É exatamente sobre a capacidade de comando do setor público na era do conhecimento que gostaríamos de falar um pouco mais na sequência dessa postagem.



O Chile ofereceu, há cerca de um mês, um inspirador exemplo de preocupação dos governos com a nova economia centrada no conhecimento ao explicitar a importância da inovação em sua estratégia de governo.

Ao apresentar a Agenda de Produtividade, Inovação e Crescimento, a presidente chilena, Michele Bachelet, mencionou que a nova economia demanda um País que vá além da exploração e exportação de recursos naturais e, para tal, precisa de um governo com capacidade de coordenar atores relevantes e estimular a inovação.

Essa agenda engloba sete eixos e 47 medidas, que além de abordar a questão da inovação tecnológica, envolvendo o incentivo a startups, infraestrutura para inovação, entre outros, incorpora temas ainda pouco percebidos como a inovação social e a inovação no setor público, inclusive com a criação de um laboratório de inovação em governo, nos mesmos moldes do igovLab, iniciativa igualmente pioneira do governo de São Paulo, ora em projeto.

Para baixar o documento que enumera e comenta de forma sintética cada uma das medidas apresentadas pela Presidente Bachelet, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário